27.1.06

Música...

Tou aqui na mediateca da minha orquestra no computador mais lento à face da terra rodeada por livros cheios de músicas e etc... Já tive aí com a cabeça enfiada por entre umas pautas a ver coisas giras para tocarmos até que me ocorreu um pensamento... Se nós fossemos visitados por seres de outro planeta, provavelmente eles ficavam indiferentes à música, à dança, ao desenho e a vários tipos de artes. Não sei se há mais gente como eu que quando vê um bailado de dança contemporânea ou ouve uma musica tão bem feita, tão bem tocada, tão perfeita, se arrepia todo e fica com pele de galinha. Eu acho que pela arte vale a pena o esforço de passar não sei quantos anos a levar berros dos stores para tocar bem, mas também, o que é a música? Porque raio é que um músico decidio juntar um som a outro som para criar uma melodia??? Que raio de lunático o fez? Bem, de qualquer maneira admiro muito o lunático porque realmente, não sabendo donde é que isto veio nem sabendo porque é que é tão especial, é perfeito. E como hoje o Mozart faz 250 anos e vocês devem-se estar a perguntar "Faz?" e eu estou a responder "Seus incultos!" a quem não sabia, tou a brincar, nem toda a gente tem de se lembrar que um morto (um músico genial) faz 250 anos, continuando, como o meu amigo mozart faz anos vou-vos referir aqui um facto completamente genial. Ainda ontem me falaram de uma peça de Mozart designada de "Table Music" que é um duo feito por Mozart em que a pauta se encontra em cima de uma mesa e há uma músico de cada lado da mesa, lêem ambos a mesma pauta normalmente, do inicio para o fim (a sério?) só que cada um dos musicos lê a pauta de cada um dos lados da mesa e isto são dois violinos a tocar da mesma pauta ao mesmo tempo só que um tá a tocar aquilo dum lado e o outro do outro lado da pauta e aquilo resulta numa melodia perfeita. Isto prova que o Mozart era verdadeiramente um génio e amigos, isto não é só música, isto é matemática, é tudo. Pronto, Parabéns ao Mozart!

6 comments:

Fátima said...

eu cá penso que a lunática invenção da música remonta aos cro-magnons...lá andavam eles a bater na cabeça uns dos outros e nas cavernas para chamar a mulher, acharam piada àqueles sons todos, e começaram naquelas maluquices de rituais. e depois toda a gente começou a imitar até que desenvolveram melhor os sons (até serem polifónicos, como sabemos), e pelo meio vieram mentes engenhosas como Mozart e Beethoven e hoje não passamos um segundo sem ter uma música na cabeça (bem, eu não).

RiTA said...

Eu admiro muito a genialidade do fantástico Amadeus Mozart, mas, mesmo assim, prefiro a música de Bach...

E, como música não é só esses maluquinhos do Renascentismo, Romantismo, Classicismo e outras coisas acabadas em ismo, também ADORO a música feita pelo Daron Malakian, muitas vezes combinada com Serj Tankian ou Shavo Odadjian (que são respectivamente o guitarrista [que parece um rato], o vocalista [que é fantástico] e o baixista [que tem uma trança na barba muito porreira] dos System Of A Down, que, se não tivesse havido [isto está certo?] a existência dos Silence 4 e dos Lamb [sim, eu agora oiço LAMB], seriam a minha banda favorita).

Ísis: Os meus phones também estão colados às orelhas mas já estou na geração seguinte: iPod... (pois, o meu mp3 partiu-se [sou tão cuidadosa])

Anonymous said...

aprendi muita coisa!!
**

Litchi said...

Mozart era genial, mas Bach é muito mais música, se é que me faço entender, Bach também é o que gosto mais sim!!!

RiTA said...

Como os teus, não é priminho?

Anonymous said...

Aprendi muito