29.1.06

Televisão Portuguesa

O telejornal só passa duas ou três notícias interessantes, as novelas são sempre iguais, os programas pouco diversificam. Os canais portugueses não têm imaginação nenhuma!

RTP1: sinceramente, nunca me dei ao trabalho de ver um programa de qualquer tipo neste canal porque quando o sintonizo ou está algum homem a falar ou estão a passar programas sobre insectos ou peixes. Não me inspira grande interesse...

RTP2: dos quatro canais públicos é o mais jeitoso. Passa algumas séries interessantes mas ainda não está muito desenvolvido.

SIC e TVI: são os dois canais mais vistos e, como tal, a SIC faz concorrência à TVI e vice-versa. Parece que entraram num grande jogo para descobrir "Qual das duas faz o programa mais estúpido!". Desde a Quinta das Celebridades à Senhora Dona Lady...

As novelas

A SIC passa as típicas brasileiras e a TVI as portuguesas. Mas a única diferença que encontro é a linguagem utilizada. Afinal, quais são as diferenças entre New Wave e Morangos com Açucar? Ambas são divididas por séries em que a única coisa que muda são as personagens. A história é sempre a mesma: um rapaz e uma rapariga que se apaixonam e que se separam, depois juntam-se e separam-se, juntam e separam-se, juntam-se e separam-se mas no fim acabam juntos, claro.

Os programas

Mexem sempre com dinheiro! "Quem responder a estas 5 perguntas ganha 500€." ou "Telefone para o 303030303, adivinhe a palavra e ganhe 100€.". Exemplos disso podem ser a Árvore das Patacas ou o Preço Certo.

Depois há os chamados "Reality-Shows". E eu pergunto: será mesmo realidade? Metem uns quantos indivíduos auto-proclamados famosos por serem o mais "afemininados" possível numa quinta e as pessoas ficam embastecadas em frente da televisão a ver o José Castelo Branco fazer figuras tristes com o Frota.

Felizmente, ainda há programas como o K7 pirata ou futebol (para os machos).

O telejornal

Na época do Verão ligamos a televisão às oito da noite e o que vemos? Duas ou três pessoas com um balde na mão a tentarem apagar um incêndio enquanto os jornalistas tentam captar imagens do seu desespero. E eu penso : "Acho que se fosse uma daquelas pessoas o jornalista já tinha levado com o balde de água fria em cima!". Quer dizer, uma pessoa esforça-se para apagar um fogo que até pode consumir a própria casa e o palerma do homem corre de um lado para o outro, bloqueando a passagem das pessoas que tentam ajudar, com aquela maldita câmara ao ombro.

Porque é que o telejornal dura uma hora e alguns minutos se a única notícia interessante á a primeira e depois passam o tempo a dizer coisas como: "Hoje o número de acidentes subiu de 133 para 134."?!

Mas...

... não é só a televisão que vai de mal a pior. Veja-se o caso das revistas cor-de-rosa como a Caras que só andam no meio do Jet 7, a entrevistar a cara cheia de botox da Lili Caneças e que nem metade do que escrevem é verídico.

Conclusão

É por isso que eu já só leio jornais e os únicos canais que tento ver são os canais Lusomundo, o AXN, a MTV e a Sic Radical.

P.S. Não esquecer o programa 6 teen. "Uma tentativa de imitação do Curto Circuito em que lhe é retirada toda a qualidade, chegando até a introduzir novos erros."

6 comments:

Litchi said...

Realmente, vai de mau a pior! Não vou referir a quinta das celebridades e etc, porque pronto, acho que toda a gente sabe que aquilo é a coisa mais estupida que a televisão criou, mas já agora aproveito para referir o 6teen que tal como os morangos com açucar tenta com que a adolescencia pareça mais estupida do que ela é, até que nos pomos a pensar que uma coisa deriva de outra, falando de adolescencia estupida que deriva dos morangos com açucar, houve pessoas que ficaram a dormir ao pé do sítio onde se fazia o casting para serem os primeiros a chegar! A verdade é que gostava de lá ter ido para ver se ficava como figurante ou assim, para ver se ganhava dinheiro a aparecer por lá a andar dum lado para o outro, mas cheguei à conclusão que não valia a pena o esforço. :P

Fátima said...

6teen? ainda n vi... por tudo o que enunciaste, vejo muito pouca televisão... agora tenho um novo vício...sacar filmes :D

RiTA said...

Outra vez?! Já disse: se exterminasses os Morangos, com o que gozavamos...

E... não achas que dás demasiada atenção a um programa que nunca viste?!

Atenção: não estou a defender os Morangos com Açucar. Não gosto, e posso dizê-lo bem alto pois já vi... mas é sempre igual.

RiTA said...

*E os outros dois, Pato? =P

David said...

hey, obrigado pelo comentário.
Conselho:vai ao meu blog e le o post "Morangos com açucar:versao Porto". Vais gostar.

A tua sorte é teres TvCabo. Agora imagina eu. Eu só tenho os 4 canais... Sabes o que faço? desligo a TV e ligo o PC

hehehe

Unknown said...

Eh pá... Eu fiz um post sobre isso há uns meses atrás. Mas este está muito bom! A televisão portuguesa serve muito bem para definir a palavra "Mediocridade"... Mas também se não fosse assim tão má, criticavamos o quê?