16.4.07

Abro os olhos devagarinho. Deixo as pestanas cortar o ar, como há tanto não era feito. Respiro lentamente, com medo de gastar o ar todo de uma vez. Começo a despedir-me dos sonhos que tive enquanto estive adormecida, todos estes anos. Sento-me no topo da minha mente e pergunto-me: "Que aprendi durante todo este tempo?" É certo que sei o que é o mimetismo ou como se dividem polinómios. Também sei estrelar um ovo e cortar folhas de papel. Aprendi as regras que devo seguir. Mas algum dia hei-de arrumar tudo isto numa gaveta poeirenta no sotão escuro. Como posso dedicar a vida à Ciência? Já está tudo estabelecido, não há espaço para eu própria agir. Quero poder chegar à aula de Matemática, desenhar no quadro a giz branco durante aqueles 90 minutos e no fim afastar-me, contemplar e dizer "Isto é como eu imagino a Estatística". Quero poder sair da aula de Português a meio da explicação da gramática e interromper a aula de Educação Física da outra turma no campo a saltar e a cantar até ficar fisicamente esgotada. Quero passar as horas de almoço a tocar baixo. Quero passar as aulas de Física e Química a escrever. E, por fim, na aula de TIC, entrar nos meus Espaços, onde há tantas páginas em Branco, e partilhar, com quem quiser ler, a minha imaginação.
Mas quando acordei fiz o mesmo que todos os dias. Entrei na aula de Matemática em silêncio, ouvi com atenção o professor de Português, passei a hora de almoço a observar as pessoas da escola, fiz os exercícios que o stor de Química mandou... nem sequer entrei nos Espaços! E aqui estou agora, a tentar mudar o mundo com simples palavras, abaná-lo um pouco, virá-lo ao contrário. Mas não sou capaz... uma única gota não forma uma onda num oceano tão gigante como este. Sou apenas uma lágrima chorada por alguém a quem, tal como a mim, foi legada esta vida, tentando ser uma boa menina para ir para o Céu.
I don't care, after all! Que me interessa a mim a opinião de alguém que nos criou à sua imagem sendo, ao fim e ao cabo, tão estúpido e ignorante como nós? E se deus é tão bom como dizem porque não impede a Humanidade de cair neste desespero sofocante? Se deus está em todo o lado porque não ouve os meus gritos de ajuda? Se deus existe porque não fala por si próprio? Não o acredito, não posso acreditar. Dirás que me contradigo se disser que apenas acredito no que vejo?! Eu vejo a abstracção dentro de mim, conheço as minhas criações e sei que a imaginação é o único campo que ainda não está esgotado. Mas como acreditar num deus justo que baseia as suas escolhas na cor da pele, na orientação sexual ou na nacionalidade de cada um? God is a fake! Desculpa se insulto mas é. É algo a quem atribuir o inexplicável porque somos demasiado fracos para o tentar explicar.
Se olho à minha volta vejo cinzento, ninguém quer tomar partido ou decisões, por mais fáceis que sejam, todos vivem em meio termo. Pois eu digo, vejo a preto e branco! Não há mais-ou-menos... É assim que escolho viver. E se me quiseres rotular fá-lo assim: sou "eu", a Angel. A menina que quando decidiu criar um blog era pita e nunca deixou de o ser! E mais uma coisa... parabéns!, chegaste ao fim.

7 comments:

Anonymous said...

fazes.me lembrar alguem...
somos graos de areia, n é?
para que tentar?

David said...

Parabéns! já não és pita! és EMO!!! (que no mundo alternativo/underground é equivalente a seres pita :P)

David said...

brincadeirinha ;)

Anonymous said...

tu pediste para te adicionar, foi o que fiz... disseste "hey, eu conheço-te?" e bazaste...
sinto-me rejeitada...

RiTA said...

Eu não sou EMO!! Eu sou uma pita-rara, como diz o Pato Suicida :)

Fátima said...

agora fiquei parada a ler a sentir tudo o que me tem atormentado agora que trabalho, ou diz que trabalho. trocamos o sorriso por olheiras e a vida por café. os saltos até casa por um arrastar cansado e frustrado se nem a pilha do mp3 está do nosso lado. odeio quando me estupidificam, e é tudo o que têm feito. angel, quero viver do letrasoltas.

Fátima said...

temos de combinar um almoço carai.