31.7.06

Pronúnicas

Engraçado como em Portugal há tantas pronúncias diferentes...

No Soito falam com os b's e com os s's e com os tch's por influências espanholas. No Porto parece que acrescentam um u antes de qualquer palavra. Em Beja, segundo me disseram, é o contrário do Soito. Em vez de b dizem v. Nos Açores falam com a boca fechada e dizem bula em vez de bola.

Depois temos os emigrantes.

Os Pinhis, que falam com a pronúncia frráncêsá. "Is ze end! Nofing's going to save 'arry.". E os espreto? Que pensam que não há plural das palavra e que têm muitas dáma. Os brasileiros que de vez em quando lembram-se de dizer: Tu não vai atráis dela! (Tu vais... ele vai... tu vai?). Os ucranianos que... bem.

E não esquecer os lisboetas. Porque nós temos a mania que falamos bem mas dizemos vocês, pessoa inexistente, e pexina em vez de piscina. Falamos com os x's. Que horax xão? Xinco e meia. Vamos para a pexina do Carlox para xelebrar o naximento do Xoão, extá bem?

10 comments:

Fátima said...

ah como gosto de pronuncias! especialmente da mais arrogante, a british. como dizia uma profe minha mandam à merda como se fosse algo bonito! e no Soito falam aSsim, numa maneira Stranha de Sopinhas de maSsa. Sobe as Scaleiras e vai Studar. Mesmo fixe!
A mais irritante é a dos Pinhis, porque não conseguem falar mais nada a não ser a língua deles.
Os espanhóis também são engraçados, falam a 200 à hora!
Ah claro e a pronúncia do Porto... a mais quente de Portugal!

RiTA said...

Sim, sim! No Soito é muito fixe mesmo! Misturam o espanhol com o português e metem um pouquinho de francês também! Oh! Mas eu gosto tanto dos Pinhis! Rio-me bastante com eles. Agora é que deve estar a época boa da Pinhizada no Soitinho. Mais tarde lá vou ver o que se passa!

Litchi said...

Deu para rir com o rapaz dos oculos de sol constantemente postos ao contrário! Que irritante!!! Bah...

Fátima said...

As velhinhas mais comuns da raia: "bai la A botar o lixo à pubela! E a ber se metes uma saia pra ber sarranjas nobio garota!"

E os abecs, esses cons, tou ansiosa por chegar e rir-me com essas personagens all made in sportzone!! =)

negative creep said...

puoooooooooortuuuuuuuuuuu cagaro!!!

sopinha de massas ísis?? será que o meu prof de fisica é do soito?? e tu não tinhas muita pronuncia que me lembre... tas a falhar.


os preto são du caralhu!

os brazileiro, cara, num percebe nada não...

gosto particularmente dos açoreanos.

e os lisboetas falam a la morangada.. alguns vá.

quando fui ao sbsr tavam atras de mim uns tipos a falar com uma pronuncia mesmo engraçada, só me apetecia rir. eles a dizerem que tinham visto metallica em 2004 no rock in rio e que bebiam totil cerveja mas a maneira como diziam aquilo pareciam uns putos, fazia mesmo rir :D

Anonymous said...

E os madeirenses pessoal??
Esqueceram-se da fala "idiôta" da "geente" da "Madêra"

;)

RiTA said...

Sim, os madeirenses! E também faltam os alêntejánuuuus.

Fátima said...

Ó Pedro, eu não sou do Soito... Sou de uma terra ao lado, e também temos muito sotaque, mas não falamos de maneira...Stranha. :P

Anonymous said...

Ei ei eu sou madeirense, ok eu admito que temos pronuncia e sim farto-me de rir com a pronuncia dos funchalenses (quem não sabe são os do Funchal). Por que sim, enm todos temos a mesmo pronuncia. Os piores são do Funchal... baah

Eu gosto de ouvir os lisboetas a falar, a sério que gosto, parto-me a rir.

Anonymous said...

Best regards from NY! » » »