12.2.06

Porquê?!

Eu pensei que vivessemos num país livre mas cada vez mais me apercebo que estou errada. A liberdade que o nosso governo dá é só para alguns, e a sociedade nunca ajuda.

Porque é que as pessoas são discriminadas em função daquilo em que acreditam, das escolhas que fazem ou ainda da cor da pele?!

(...)

No país em que vivemos a sociedade TEM de ser composta por Cristãos, brancos e heterossexuais. Se não tiver estas três caracteísticas as pessoas olham de lado, falam nas costas, muitas vezes até na cara dizem crueldades.

No outro dia, em conversa com uma amiga ela disse-me: "Para o ano vou estudar para o Liceu de Oeiras. Já me disseram que é uma má escola. Tem duas lésbicas."

Naquele momento deu-me uma vontade de rir enorme. Que pobreza de espírito, que "estreiteza de mente"... Uma escola é má por ter duas raparigas ou dois rapazes que se amam?! Porque é que as pessoas esperam que os homens gostem de mulheres e vice-versa?

Outro exemplo disto é o aspecto de que os pretos são os maus da sociedade. Eles é que roubam, eles é que infragem as leis todas, eles é que atiram pessoas para as linhas de comboio. E somos piores que o Hitler.

A sociedade portuguesa envorganha-me porque tem destas coisas quando não devia.

VÃO-SE TODOS LIXAR!!

Somos quem somos e orgulhamo-nos disso!...

3 comments:

Fátima said...

Xiii, questões raciais e estereótipos sociais... lá vamos nós!!!

A minha rua tem pretos e brasileiros...e não é exactamente pacífica, apesar de não ser um bairro social. Há uns meses uma rapariga foi roubada mesmo à entrada da rua...pelo que me relatou, por pretos. Mas é como tudo. Há brancos maus e pretos bons. No outro dia vinha um chunga atrás de mim e tive mais receio dele que do preto pacífico que vinha a ouvir o seu mp3 a meu lado. Simplesmente há exemplos que dão má fama a um dado grupo étnico, racial ou social. E quando é verificado em números largos, remete para a generalização. Isso não quer dizer que não nos devemos dar com pretos ou ciganos, mas que devemos ter cuidado com todas as pessoas. O meu pai costuma dizer que devo ter cuidado até com a velhinha que vai a meu lado, porque pode ser uma pilantra do pior (o meu pai odeia muita gente... especialmente padres... eheh)... Há uma que no comboio para cascais costuma desmaiar e quando alguém se aproxima para a levantar diz: não tem qualquer coisinha para me dar?? Hehe... um dia hás-de apanhá-la, porque já percebi que és da zona. =)

Mas há mais estereótipos, sabes... a minha escola era vítima de muitos, por ser semi-privada... e não era diferente de nenhuma das escolas da zona de Cascais, mas diziam que deviamos ser uma cópia dos MCP... e lá haviam ets dessa ração, mas não eram todos!

E vou parar que já me estou a entusiasmar demais!!! =P

RiTA said...

Pato, porque é que acontece isso quando se passa por um grupo de pretos?! A sociedade já criou uma imagem dele. A isso chama-se racismo, do mais puro que há.

Também não gosto de ciganos... são chungas, gritam muito.

E brasileiros?! O que é que eles te fizeram?! Ok, estavam no arrastão... Sim, está bem!! Talvez tenhas aí um bom ponto de vista. Só não gosto da forma como a sociedade trata muito boa gente por ser como é. Tudo porque pensam que são todos iguais. Os povos brancos NÃO SÃO superiores aos outros.

E, porque é que ser homossexual é sinónimo de discriminação?!

(...)

P.S. Não gostas de marisco?

Unknown said...

Racismo, homofobia, discriminação... Muitas vezes têm fundamento, outras vezes não... Também não podemos ser optimistas em relação a todos: eles desapontam-nos facilmente...